terça-feira, 24 de setembro de 2024

Inês de Castro

Lembrei-me que no ano de 2006, no fim de Julho passei em Bilbao rumo a Arsèguel.                                                                     Visitamos o Guggenheim                                                                           ( Eu, a Augusta e a Mariana)

Havia uma exposição de Pintores Russos com obras vindas do Hermitage.

E estava esta obra de arte de um tal Karl Briullov.
- A tragédia de Inês de Castro -
Fiquei espantado!
- Comovido digamos!
Desconhecia!
















 Aqui aparece o nosso Afonso IV relutante, com os algozes c'os dentes afiados esperando ordens!

Está lá também o desespero da Mãe e dois dos seus filhos           ( João e Dinis???)

lopesdareosa



sábado, 21 de setembro de 2024

Olivença II

 Citado  de JN de 16 de setembro de 2024

https://www.jn.pt/7196452116/e-claro-que-o-municipio-e-espanhol-madrid-defende-olivenca-espanhola/

"É claro que o município é espanhol". 

Madrid defende Olivença espanhola

O delegado do Governo de Espanha na região da Extremadura disse, esta segunda-feira, que Olivença é espanhola com uma origem e passados portugueses, a que os seus habitantes não renunciam, e defendeu a promoção da singularidade da localidade.

José Luis Quintana, que falava com jornalistas em Badajoz, lembrou ainda que Portugal e Espanha, ao assinarem os respetivos tratados de adesão à União Europeia, acordaram e reconheceram que "não se podem reclamar os limites de cada país nos tribunais internacionais".

Para o representante do governo espanhol na região autónoma da Extremadura, onde fica localizada Olivença, "é claro que o município é espanhol, embora não renuncie de nenhuma forma às suas origens e passado portugueses".

Jose Luis Quintana lembrou que há mais de mil pessoas em Olivença que têm dupla nacionalidade e afirmou que os habitantes do município se sentem orgulhosos do seu passado.

O delegado do Governo de Espanha (liderado pelo Partido Socialista, PSOE) defendeu "avanços na singularidade de Olivença como espanhola com passado histórico português".

Jose Luis Quintana comentou assim as declarações sobre Olivença do ministro da Defesa de Portugal, Nuno Melo, na sexta-feira.

O presidente da câmara de Olivença, Jose González Andrade, presente no mesmo evento de hoje em Badajoz, considerou infelizes e deslocadas as declarações de Nuno Melo e sublinhou que o próprio ministro "foi consciente" disso mesmo e posteriormente esclareceu que são uma posição pessoal que não vincula o Governo português.

Para o autarca, o ministro não pode "fazer este tipo de declarações sobre polémicas esquecidas" e disse que os habitantes de Olivença "sabem onde estão, orgulhosos do seu passado português" e afastados "de discursos anacrónicos que só pretendem dividir e levantar muros onde há muito tempo há pontes".

González Andrade acrescentou que as relações de Portugal e Espanha são atualmente excelentes e por isso considerou especialmente "fora de lugar e absolutamente infelizes" as declarações de Nuno Melo.

"Em Olivença sabemos onde estamos e também nos sentimos orgulhosos desse passado português. A cidade tem mais de oito séculos de história desde a sua fundação e durante mais de cinco fomos portugueses. Evidentemente, isso reflete-se na localidade, reflete-se no caráter de quem lá vive e reflete-se noutras singularidades que nos tornam únicos na Península Ibérica", acrescentou, revelando que gosta de dizer que Olivença é "a capital ibérica".

Para o autarca, a relação de Portugal com Espanha e o caso de Olivença são um exemplo de diálogo e de mistura de culturas "que é preciso aproveitar de forma positiva" e não com discursos que dividem ou reavivam polémicas.

Também hoje, em Mérida, a presidente do governo regional da Extremadura, María Guardiola, disse que o debate sobre Olivença não está em cima da mesa e realçou as boas relações entre Portugal e Espanha.

A líder da Junta da Extremadura, que é do Partido Popular (PP, direita), disse que Olivença é espanhola desde 1801 e "vai continuar a ser".

María Guardiola destacou a seguir a relação "fantástica" da Extremadura com Portugal, como provam as últimas décadas em termos de cooperação transfronteiriça.

"Avançámos mais como parceiros europeus e irmãos do que nos últimos séculos", afirmou, citada pela agência de notícias EFE e a rádio COPE.

Sobre as declarações de Nuno Melo, afirmou que é uma opinião pessoal do ministro e líder do CDS-PP.

"Não a partilho e na Extremadura vamos continuar a defender a espanholidade de Olivença", acrescentou.

Nuno Melo afirmou na sexta-feira, na cerimónia comemorativa do Dia do Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3), em Estremoz, que "Olivença é portuguesa, naturalmente, e não é provocação nenhuma".

"Aliás, por tratado, Olivença deverá ser entregue ao Estado português", continuou Nuno Melo em resposta aos jornalistas.

Posteriormente, escreveu na rede social X que a posição que expressou é pessoal e que "não vincula o Governo" (PSD/CDS-PP, liderado por Luís Montenegro).

Olivença, com cerca de 12 mil habitantes, é uma cidade na zona raiana reivindicada por direito por Portugal, desde o tratado de Alcanizes, em 1297, mas que Espanha anexou e mantém integrada na província de Badajoz, na comunidade autónoma da Extremadura, apesar de ter reconhecido a soberania portuguesa sobre a cidade quando subscreveu o Congresso de Viena, em 1817."

Fim de citação

São lindas e comoventes as declarações de D. José Luiz Quintana de D. José Gonzalez Andrade e Dona Maria Guardiola. Quanta candura quanta delicia no nosso relacionamento. 

- Que significado tem o Caso de Olivença no meio de tanta       irmandade????

Muito gostaria eu de ver e ouvir qual o discurso destes Senhores e Senhora quando falassem do caso de Gibraltar com o Senhor Pedro Sanches ou com o Senhor Mariano Rajoy.

- Seria que o delegado do Governo de Espanha (liderado pelo Partido Socialista, PSOE) defenderia os ...  "avanços na singularidade de Gibraltar como Britânica com passado histórico espanhol".

José Luis Quintana, que falava com jornalistas em Badajoz, lembrou ainda que Portugal e Espanha, ao assinarem os respetivos tratados de adesão à União Europeia, acordaram e reconheceram que "não se podem reclamar os limites de cada país nos tribunais internacionais". (- Nao se trata de uma questão de Fronteiras. Alcanizes não foi alterado. Trata-se da devolução de um território no cumprimento do bom senso e do Tratado de Viena)

- Seria que para José Luis Quintana, o representante do governo espanhol na região autónoma da Extremadura, onde fica localizada Olivença, 

"seria claro que aceitaria que Gibraltar é Britânico, ficando satisfeito por saber que  os do Rochedo não renunciavam de nenhuma forma às suas origens e passado espanhois". ???


- Será que Jose Luis Quintana lembraria que há muitas  pessoas em Gibraltar que têm dupla nacionalidade e afirmaria que os habitantes do rochedo se sentem orgulhosos do seu passado (passado)  e também por serem agora Britânicos?

Para o autarca, D.Gonçalez Andrade a relação de Portugal com Espanha e o caso de Olivença são um exemplo de diálogo e de mistura de culturas "que é preciso aproveitar de forma positiva" e não com discursos que dividem ou reavivam polémicas.

- Então se sim, as relações de Portugal com a Espanha e o caso de Olivença são um exemplo de diálogo e de mistura de culturas...porque não o seguem (ao exemplo) com a Inglaterra do caso de Gibraltar???

Ou seja tudo música celestial muito no género de Pimenta no ku dos outros pra mim é refresco!

O que me espanta é o discurso de muitos portugueses cuja narrativa é tão entorpecedora como a dos nossos hermanos.

Que ponhamos olhos neles a ver se são assim tão enternecedores quando falam de Gibraltar.


 

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Coincidências

 Os baldões da vida dão nisto!


Em 2019 o Abílio "apanhou" esta imagem na noite de São João d'Arga


E esta fotografia mereceria de um qualquer antropólogo encartado uma simples legenda:
Festa no Alto Minho, São João d'Arga, ou no género, pois é científico olhar para as pessoas e tratá-las no abstrato como qualquer coisa como uma jarra chinesa objecto de observação.

No entanto as pessoas têm uma identidade, um nome, uma origem, uma morada. Difícil seria, para nós, saber quem era este senhor! Dependeria de alguém que o conhecesse visse esta imagem e comentasse esse conhecimento. Tal não aconteceu!

Mas

Ontem dia 19 de Setembro fui convidado para participar no dia ultimo das vindimas da Quinta da Cuquinha alí em Moreira, terra do saudoso David Da Buraca...

 - e sabem quem eu encontrei???




O Senhor Francisco Boavista lá do sitio

O Costa Lima tirou a fotografia.

lopesdareosa




segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Virxe das Dores de Guillarei 2024

Foi neste fim de semana.

No fim de semana certo da Senhora das Dores.

Fomos ao Pulpo à Feira

Estava lá a Banda das Caldas das Taipas. 
E foi com orgulho que ouvi o altifalante anunciar que eram de Guimarães

Uns parrandeiros de Valença com outros de Tuy conviviam ao som do barrantes que iam esvaziando/enchendo/esvaziando as tigelas.
A 1906 ficava por baixo!

O Pulpeiro era de Caldas de Reis.














O Maranhão não tinha mãos a medir!




O Maranhão extasiado.
Eu não bebi barrantes. 
Joguei pelo seguro e fiquei-me pela Estrela Galiza
O fotógrafo foi um Galego voluntário!

(Domingo em Afife, um deserto! E o mundo aqui tão perto!)

lopesdareosa






domingo, 15 de setembro de 2024

Curar a doença com uma junta de bois

CURAR  A  DOENÇA  COM  UMA  JUNTA  DE  BOIS!


Senão tivesse aprendido a ler na primeira classe, não lia.

Mas li e não acreditei nos meus olhos. 

Pois seria um problema oftalmológico e não de literacia!

Hoje no PÚBLICO e passo a imagem do  original que é para que não digam que é imaginação minha!







Como a imagem pode num ser suficiente, vou transcrever o texto assinado por Patrícia Carvalho.

"Tratar" com Juntas de bois.

O médico não tem dúvidas de que "as 
coisas evoluíram muito".  A memória                      de  Margarida  Marques  confirma-o,                        ela ainda se lembra de uma criança da                      vizinhança ter morrido com sarampo                      e  de doenças como a papeira (ou teso-                  relho, como era conhecido por ali)                          serem  "tratadas"  pela  lavradeira                            local, com uma junta de bois colocada                  nos  ombros das crianças,  acompa-                    nhada por uma reza que era repetida                      algumas vezes.

"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Caramba!!!

As crianças tinham que ser enormes e as juntas de bois pequenininhas.

- Se assim não fossem como poderiam (as crianças) aguentar com uma junta de bois nos ombros)???

Estou barado!!!

Não vou comentar mais.

lopesdareosa

 





sábado, 14 de setembro de 2024

Olivença!

 Já me referi a Olivença!

https://porquenaovotoemcavaco.blogspot.com/2024/04/olivenca-renascida.html

As noticias davam Montenegro e o Sanches em sintonia. 

E manifestava eu o meu descoroçoamento ao ver que a devolução de Olivença não estava no programa do Montenegro e assim ver se o Sanches estaria em sintonia!

Mas não vamos perder a esperança. Apareceu um paladino - e no governo! - Ministro da Defesa!











Agora só falta o Montenegro e depois ( ou antes) o Marcelo!

Reunindo o Conselho de Estado até o Cavaco vai apoiar!

Mas o mais delirante desta noticia é o que D. Manuel Andrade

( Deve ser português pois se fosse espanhol seria Manoel!)

Alcalde de Olivença ( Ver nota 1)


disse estar...

" convencido de que o Ministro da defesa - Nuno de Melo - tem assuntos mais importantes para tratar neste momento."

Mais outro com a mania das prioridades!

Ver a seguir

https://www.dn.pt/mundo/interior/mariano-rajoy-desaprova-visita-de-david-cameron-a-gibraltar-5231047.html/

16 junho 2016 às 10h46

Mariano Rajoy desaprova visita de David Cameron a Gibraltar

Espanha reclama soberania da colónia britânica

"O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, disse hoje que Madrid desaprova a deslocação do primeiro-ministro britânico, David Cameron, a Gibraltar e defendeu a "hispanidade" do território reclamado por Espanha."


E


"Sanches. Espanha votará contra acordo do Brexit se o texto sobre Gibraltar não mudar"


"O primeiro-ministro espanhol disse esta terça-feira que o país votará contra o esboço de acordo de saída do Reino Unido da União Europeia se o texto que está incluído sobre Gibraltar, território disputado com os britânicos, permanecer como está. Espanha quer uma clarificação do texto sobre as futuras negociações quanto ao estatuto de Gibraltar."


Navegação de página

Comentário

  O que eu questiono é se nestas circunstâncias e então...                         

... D. Manuel Andrade,  Alcalde de Olivenza, não estaria convencido que o Mariano e o  Sanches não teriam assuntos mais importantes para tratar!


NOTA 1

Num é alcaide. 

É alcalde!

VER

https://es.ayuntamientodeolivenza.com/manuel-jose-gonzalez-andrade-proclamado-alcalde-de-olivenza/

MANUEL JOSÉ GONZÁLEZ ANDRADE PROCLAMADO ALCALDE DE OLIVENZA


quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Viana sem castelo e Viana com castelo

A Viana a que me refiro é Viana do Castelo!

É o nome oficial e oficioso.

No entanto Viana nem necessita do castelo para se identificar. Inúmeras publicações o demonstram! Como esta!










E consta até que o meu conterrâneo Carlos Branco Morais teria perdido certas eleições por querer tirar o castelo a Viana. Nem podia pois Viana não tem castelo como muito bem disse Hermano Saraiva em dois programas na TV. Um sobre Viana da Foz do Lima e outro sobre Viana-a-par-de-Alvito!

Já Pedro Homem de Mello utilizou essa singela simplesmente VIANA para para imortalizar um seu texto que os indígenas e os que nos visitam cantam sempre e principalmente por alturas d'Ágonia! 


Se o meu sangue não me engana                              como engana a fantasia                                              havemos de ir a Viana                                                óh meu amor de algum dia


Ou seja, dispensou o castelo!
E vejamos como ficaria com castelo

Se o meu sangue não me engana                                                        como engana a fantasia                                                                        havemos de ir a Viana do Castelo                                                      óh meu amor de algum dia

Não dava! Lá se ia a métrica, a rima e a musicalidade. Quanto a esta nem o Alan daria a volta!

Mas o Meu amigo Vicente ( o tal que dançava a Góta mas agora num dança) deu mesmo a volta ao texto em que além de encontrar rima para o tal "castelo" conseguiu rimar sem alterar a métrica!                   E ao mesmo tempo ter tudo a ver!



O sangue não nos engana
quem engana é o Marcelo
havemos de ir a Viana
A Viana do Castelo

Outra do Vicente com tudo a ver com as circunstâncias

óh! Viana dos olhares
Viana dos corações
mordomos já são milhares
já espreitas são milhões.



Comentário fóra do penico!

( por todos os Poetas de Carreço
mortos no mar
ai tantos mais assim
rezemos a oração que eu não mereço
- Hoje por por eles...amanhã por mim

PHM citado de cabeça!)

lopesdareosa



segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Aos de Afife

 - Chama o António!

- Chamem os Antónios!

Pode ser que deem uma ajuda!

Isto porque os de Outeiro nunca aceitaram de bom grado que Afife principiasse, a nascente, no Penedo da Era.

Mas quem sabe dessas coisas é o Pinho. 

Ou seja, - O Presidente da Junta de Carreço?

- E a prata da casa?

- Num sabe???

- Então o França Amaral e o Horácio Faria, num sabem???

(Eles que até já publicaram sobre o assunto apenas com um reparo de que o Penedo da Era não é na Fonte da Carvalha!)

- E já se esqueceram daquela publicação dos tempos do Manuel     Fernando em que se proclamavam OS NOVOS LIMITES DE AFIFE???      

( Afinal eram os de sempre!)

Mesmo assim chamem os Antónios, que foram apanhados lá no sítio!