quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Abaixa-tó Serra d'Arga (versão depois do lítio)

 O Romance da Serra d'Arga

De lá de cima, esta quadra tantas vezes repetida, repetida...


Abaixa t'ó Serra d'Arga                                                                                           Eu quero ver São Lourenço                                                                         quero ver o meu amor                                                                              Quero l'acenar c'o lenço.

E já em 1942 Pedro Homem de Mello lhe deu outra dimensão...

Meu amor! por que te escondes                                                            lá por detrás da Serra d'Arga?                                                              por que te foste esconder                                                                     na terra de São Lourenço                                                                    e nem me deixaste um lenço                                                               Nem por mor de te acenar                                                                   Meu amor quando em ti penso                                                            Nem sei o que hei-de pensar                                                            

Porque puseste a montanha                                         

entre as nossas duas vidas? ...

Etc...

E também os de Santa Marta, no regresso de Santa Bárbara, a seguir a São João, cantavam no todos me querem...

Digo adeus à Serra d'Arga                                                                   Digo adeus a São Lourenço                                                                    só não digo adeus a ti                                                                               porque sabes o que eu penso

Mas afinal entre mim e o meu amor a natureza tinha dramàticamente colocado uma muralha.  

 E vou agora segredar-lhe um pensamento meu para solucionar a situação... ( deste é que o meu amor não sabia!)


Amor

Vou dizer-te em que mais penso                            vou dar uma volta a isso                                          o cabelo do toutiço                                                  já cai de tanto pensar                                             

E há um aroma no ar                                              num é urze nem é lama                                          vem da ideia, dessa chama                                       essa minha pretensão                                              que do adro de São João                                          eu enxergue São Lourenço

(Interesseiro este parecer                                                                           como à frente se vai ver)

E para mostrar o meu lenço                                    se naquele mesmo sítio                                            se garimparem o lítio                                                e o azimute der certo                                            São Lourenço estará perto                                      do outro lado da Serra                                            Escavem pedras e terra                                            A serra virá abaixo                                                 

e sabem o qu'é q'eu acho?                                      que num era má a ideia                                             que naquela linda aldeia                                         onde o meu amor lá mora                                       nunca mais se esconderia                                         ond'inda s'esconde agora                                         

a saudade acabaria                                                   

nunca mais eu pediria                                             à Serra que se baixasse                                             ninguém perderia a face                                         e do adro de São João                                           eu veria São Lourenço                                                           

Amor!                                                                                                    - Verias meu lenço...                                                                                                      ...sem eu gastar um tostão.


Nota de rodamão

Depois disto tenho no prelo o                                                         NOVO CANCIONEIRO DA SERRA D'ARGA.

Estou em dúvida se o publique!

Inda os das Argas me farão o que Herodes fez a São João a pedido da bailarina!

tone do moleiro novo

Sem comentários:

Enviar um comentário