quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VILARINHO DA FURNA

É Vilarinho da Furna!

Não é Vilarinho das Furnas!

Arre Pôrra Que é Demais, para não dizer asneiras.

E se não estão convencidos perguntem aos Gonçalves, aos Barrosos, aos Verdegos, aos Canedas, aos Fechas, aos d'Outeiro, aos Martins, aos Trigos, aos Cortinhas...

Leiam Torga.
Leiam Jorge Dias
Leiam Manuel de Azevedo Antunes

E acabem de uma vez por todas com a invenção de Vilarinho das Furnas!


Tone do Moleiro Novo

domingo, 16 de outubro de 2011

SE A BELEZA FOSSE CALDO!



A tigela estaria aqui! E lá dentro a música, a presença, a interpretação, as palavras, o vestido, o oboé, (ou será fagote? corne inglês?), a quase penca do nariz, Marlene Dietrich Jeanne Moreau, meio por meio.





Mas é a Glenn Close em

http://www.youtube.com/watch?v=vufO2FZY6XQ


Está na minha colecção de pérolas encontradas no Youtube

Lopesdareosa

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PORTUGAL NÃO É UM PAÍS URBANO!

Podia ser escrito por mim em qualquer altura. É uma afirmação que não paga imposto nem direitos de autor.
Não disse dessa forma mas de uma outra parecida.
Portugal é um país fisicament  rural, governado por iluminados de mentalidade urbana.- Foi o que eu disse.
Ver http://lopesdareosa.blogspot.com/2011/06/ministerio-da-agricultura-ambiente-mar.html

Mas porque poderia muito bem ter sido dito por outra pessoa, procurei!
E encontrei.
Quem o afirmou, em 21 de Julho de 2011, foi Amândio Torres, presidente da Comissão Nacional de Coordenação do Combate à Desertificação. Mais disse que:
"Noventa e seis por cento do país é rural, composto por áreas de floresta, espaços silvestres e áreas agrícolas". No entanto, "a política nacional incide sobretudo nos quatro por cento da área urbana".
Deixando uma  sugestão que se prendia  com os Planos Diretores Municipais (PDM), porque considerava que:
"têm de deixar de ser um  instrumento para a gestão urbana e passar a ser um instrumento para a gestão rural".

Ver http://diarioagrario.blogspot.com/2011/07/alteracoes-climaticas-estao-deixar.html
e
http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/desertificacao-clima-alteracoes-climaticas-portugal-rural-tvi24/1268041-4070.html

Esta mesma afirmação deu um texto no Blog
http://inovacaoeinclusao.blogspot.com/2011/08/portugal-nao-e-um-pais-urbano.html
Colocado por Frederico Lucas

Enfim é bom saber-se que  teimoso não sou só eu!

Lopesdareosa

terça-feira, 11 de outubro de 2011

VANDERUCU

Vem referido no texto anterior.
Fica em Espanha lá prós lados de Málaga.

Quem estiver interessado pode dizer que vai a Torremolinos e depois, como quem não quer a coisa, dá uma saltada até lá!

(TAMENDUCU, outro sítio onde o vento faz a curva, fica em Marrocos)
Lopesdareosa
Afife

ONDE O VENTO FAZ A CURVA

É muito longe mas pode ser bem perto!
O meu amigo Óscar, do Vale do Âncora, disse-me que fica para os lados de dentro. Em Santo Emilião.
Entre a Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.
Cá por mim é em Areosa. mais precisamente em Além-do-Rio. Pelo lado do Sul da Casa do Moleiro Novo, no Covelo, construíram um prédio de quatro andares. O vento Norte lá bate e deriva. Só espero que um dia venha a suceder ao do Coutinho quando este for abaixo. A Câmara é a mesma!

Este texto está em construção.
Aceitam-se informações sobre outros locais onde o vento faz a curva.
(Serão inúteis as dicas sobre os quintos do caralho mais velho,  cú de judas, fim do mundo, lá onde os mouros guardam a inteligência, côna da mãe joana, cascos de caralho, Fonte Seca, Limites de Vanderucu e outros, pois estes toda a gente conhece)   


Tone do Moleiro Novo
Areosa

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

GUARIN























Este é um sombrero voltiao, típico colombiano. O mesmo tipo do que usa o Egídio Cuadrado ao lado de Shakira. (Ver http://lopesdareosa.blogspot.com/2011/09/shakira-e-o-acordeonero.html )
E é por isso que Guarin festejou com um parecido o seu segundo golo contra o Marítimo na época passada.
Tal e qual o sombrero, Guarin é também Colombiano!

LOPESDAREOSA

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

LA GOTA FRIA

LOURENÇO MORALES e EMILIANO ZULETA

1

Já que estamos em maré de Vallenato, agora, com a Net, há informação que chegue. No entanto certos pormenores são tanto mais surpreendentes quanto se pode conjugar essa mesma informação.
Vallenato vem de Valldupar uma cidade Colombiana na Província de César nas fraldas da Serra Nevada tendo a Oeste o Mar Caribe e a Este o lago de Maracaibo e o golfo da Venezuela. E já surpreendente é o facto de por lá terem adoptado o acordion diatónico exactamente da mesma forma que nós adoptamos a concertina que, para nós, é a mesma coisa. Mal acomparado poder-se-ía dizer que Valledupar é a Ponte de Lima lá do sítio. E lá nasceu um tipo de música a que chamam Vallenato. É um símbolo Colombiano. É tão importante que todos os anos se realiza, nos fins de Abril, um Festival de Música Vallenata onde se enfrentam os melhores acordeoneros.
Eles próprios dizem AQUI NASCEM LAS CANCIONES.

Tocadores, accordeoneros, pelas festas e romarias e outras parrandas entram em despique tanto na música como no canto. Cultivam o "desafio" a que chamam "Piquerias". Todo esse ambiente campesino está tão arreigado que de uma autêntica cultura se trata. E o confronto e a procura da excelência entrou na lenda e contam que um dia um tal Francisco "El hombre" tocador exímio e melhor cantador, enfrentou o próprio diabo que numa noite quis competir com ele na melhor música, na melhor canção. E Francisco "El hombre" levou a melhor sobre o diabo cantando o credo ao revés. É espantosa a semelhamça com a  o "imaginário" da nossa tradição pois que os nossos cantadores ao desafio enfrentam sempre um parceiro, talvez o diabo, que tenta levar-lhes a palma. No que  o nosso herói sabe trocar as voltas ao dito cujo e ficar por cima. Tantas vezes ví isso acontecer com o Delfim.
Ora a lenda de Francisco "El Hombre" está tão no cerne daquela gente que o próprio Gabriel Garcia Marques a ela se referiu no seu "Cem anos de Solidão".
Simbolizando todos os acordeonero tem a figura no entanto correspondência a alguma factualidade dado que muitos a identificam com personagens reais como Francisco Mascote ou principalmente com Francisco Rada, este, que teria sido  um dos primeiros acordeoneros nos primórdios do aparecimento deste estilo de música.
Os tempos foram passando e a figura do tocador foi-se enraizando nesse ambiente rural. E lá como cá foram surgindo os grandes tocadores e cantadores, ídolos de todos os zés das pinguinhas locais. Até que por volta de 1938 se enfrentavam por aquelas bandas dois "mestres" nessas artes. Um chamava-se Emiliano Zuleta, o outro Lourenço Morales. Qualquer coisa parecida com o velho Cachadinha e o Nelson de Covas. Certo dia, em Urumita, na festa lá do sítio, deveria aparecer o tal Lourenço Morales como era costume. No entanto este ao saber que lá estaria Emiliano Zuleta deu uma desculpa esfarrapara e não apareceu na festa.
( A verdade dos acontecimentos não é esta e está contada pelos próprios no último vídeo deste texto.)
Emiliano Zuleta compôs então a "Gota Fria" tema espantoso que fazendo metáfora com o fenómeno metereológico e castigo de criminosos, retratou de tal maneira o comportamento de Morales que se tornou, aliado a uma música inconfundível, como que um segundo hino da Colômbia e vai assim:

Acordate Moralito de aquel día
que estuviste en Urumita y no quisiste hacer parranda
Te fuiste de mañanita sería de la misma rabia
Te fuiste de mañanita sería de la misma rabia


En mis notas soy extenso
a mi nadie me corrige
En mis notas soy extenso
a mi nadie me corrige
para tocar con Lorenzo
mañana sábado, dia de la Virgen
para tocar con Lorenzo
mañana sábado, dia de la Virgen


Me lleva él o me lo llevo yo
pa' que se acabe la vaina
Me lleva él o me lo llevo yo
pa' que se acabe la vaina
Ay ! Morales a mi no me lleva
porque no me da la gana
Moralito a mi no me lleva
porque no me da la gana


Que cultura, que cultura va a tener
un indio chumeca como Lorenzo Morales
que cultura va a tener
si nació en los cardonales
que cultura va a tener
si nació en los cardonales


Me lleva él o me lo llevo yo...


Morales mienta a mi mama
solamente pa' ofender;
Morales mienta a mi mama
solamente pa' ofender,
para que él también se ofenda,


... ahora le miento la de él,


para que él también se ofenda,


... ahora le miento la de él.


Me lleva él o me lo llevo yo...


Yo tengo un recado grosero
para Lorenzo Miguel
Yo tengo un recado grosero
para Lorenzo Miguel
que él me trató de embustero a mi
si más embustero es él
que él me trató de embustero
si más embustero es él


Hey jefa eso me lo llevo
pa' que se acabe la vaina
me lleva él o me lo llevo yo
pa' que se acabe la vaina
Ay ! Morales a mi no me lleva
porque no me da la gana
Moralito a mi no me lleva
porque no me da la gana


Me le dicen me le dicen a Morales
que estuviste en Urumita y nada hubo
por eso es que a mi me dicen
que fue miedo que me tuvo
como que lo puyé duro
cuando  tuvo que salirse

Me le dice me le dicen a Morales
que abandone el acordeón por siete meses
que Emiliano lo abandona un año largo
y conmigo Moralito pierde siempre
y lo digo alante de la gente
pa´que se ponga más bravo



Moralito, Moralito se creia
que él a mi, que él a mi me iba a ganar
y cuando me oyó tocar
le cayo la gota fría,
y cuando me oyó cantar
le cayo la gota fría.
al cabo él la compartía
y el tiro le salió mal
al cabo él la compartía
el tiro le salió mal ...

Depois dessa epopeia o tema teve um sucesso  de tal ordem que, durante dezenas de anos foi cantado e gravado por outras tantas dezenas de intérpretes. Mesmo aquí em Portugal, quando na rua encontrávamos aqueles grupos andinos era certo e sabido de tocariam o GOTA FRIA. Ouvi esse tema nas ruas de Viana e no Porto.
Até que em 1993, Carlos Vives, um meio baladeiro/meio roqueiro e actor de telenovelas, lançou um CD intitulado "Clássicos da Província" interpretando entre outros temas de diversos acordeoneros Vallenatos, uma versão estilizada da GOTA FRIA que fez sucesso nas discotecas de todo o mundo.
O próprio Júlio Eglésias tem uma versão do tema que não passa de um decalque da  de Carlos Vives.

E agora vem o tal milagre do you tube.
É que alguém lá colocou o próprio EMILIANO ZULETA a tocar a sua GOTA FRIA
http://www.youtube.com/watch?v=zsobg5OqQJo

Mas mais espantoso ainda é que mais recentemente alguém promoveu um encontro entre Zuleta e Morales deixando o mesmo para a posteridade num documento tanto histórico como comovente. Emiliano Zuleta morreu em 2005. Lourenço Morales, este ano em Agosto
http://www.youtube.com/watch?v=G4iJnAJTGgY&feature=related

Por fim e para quem se dê à pachorra, é reparar como estes dois tocavam el acordeon. Muito longe do sofisticado das versões comerciais mas num estilo inimitável porque único.

Outra preciosidade!
A história da GOTA FRIA contada pelos próprios intervenientes. Pormenor inimaginável. Testemunham que se deslocavam em animales ou seja de burro e o próprio vídeo mostra um exemplo.
Igual aos tempos em que o Nelson de Covas se deslocava na sua jóquina sempre tocando!
http://www.youtube.com/watch?v=CtWVpEMe7vg&feature=related


LOPESDAREOSA
(Com um grande abraço ao António Rivas Padilla que me abriu os olhos para o Vallenato. Também para todo os acordeoneros colombianos que possam ler estas linhas com a promessa de que, um dia, irei ás festas da Virgem do Rosário)